Prof. Marcelo Stein de Lima Sousa | DALIC/UTFPR, 1.2019

Conteúdo

  1. Modificações: Existem diferenças em relação à ementa atual e elas estão relacionadas a atualizações que o professor efetuou. Como nenhum corpo de conhecimento é estático, a cada semestre ele é reformulado. A matriz que dá origem às ementas, no entanto, é reformulada em períodos maiores de tempo.
  2. Leituras: A bibliografia indicada deve ser vista como ponto de partida para outras leituras. Espera-se que o aluno leia tudo que for indicado como leitura obrigatória. Ao longo do semestre, o professor irá indicar, conforme a necessidade, outras leituras e também sites na web, literatura de ficção e não-ficção, jornais, revistas, periódicos científicos, exposições, filmes. Todo este material será escolhido tendo em conta facilidade de acesso e interesse para a disciplina.

Encontros

  1. Atrasos: O professor não negocia faltas. Os alunos estão resguardados pelo Regimento da Universidade, e devem se ater a seu cumprimento. Em relação a atrasos, a tolerância adotada é a que se segue:

    • Aulas: tolerância de 15 minutos (após este período, será considerado falta na aula em que se chegou atrasado).
    • Entrega de trabalhos: Sem tolerância. Após a data determinada, os trabalhos solicitados não serão aceitos.
    • Tarefas: Todas as tarefas solicitadas serão entregues pelo sistema online adotado pelo professor (o Edmodo). Se ocorrerem atrasos, haverá desconto de pontuação em relação ao valor máximo atribuído à tarefa.
      Reparem que estou diferenciando tarefas e trabalhos. As primeiras se referem a atividades de breve duração solicitadas em sala de aula e que devem ser executadas em sala de aula. Os trabalhos implicam em leitura, escrita, e dedicação além da sala de aula.
  2. Atendimento: Os alunos que desejarem agendar um encontro com o professor para mais explicações sobre os temas desenvolvidos em sala de aula, podem solicitar o encontro (pessoalmente ou pelo sistema online utilizado pelo professor) de acordo com os horários de atendimento ao aluno informados na Secretaria do Departamento.

Atividades

  1. Participação: Espera-se que os alunos participem ativamente das aulas, seja ao executarem as atividades solicitadas, seja com perguntas ou com contribuições espontâneas que enriqueçam a dinâmica dos encontros. Necessariamente, a estas contribuições não serão atribuídas pontuações explícitas para a avaliação, apesar de serem levadas em conta quando do estabelecimento da nota final. As normas de civilidade e decoro utilizadas em outros ambientes (por exemplo, a residência de cada aluno), deverão ser seguidas e adotadas em sala de aula.
  2. Dúvidas: Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas em sala de aula a qualquer momento: o momento certo é aquele em que o aluno tiver necessidade. Não existem perguntas triviais ou "idiotas". Outra possibilidade, se o aluno desejar, é a utilização do sistema online adotado pelo professor para a comunicação com os alunos (o Edmodo). O aluno, no entanto, deve estar ciente que, dependendo da demanda, a resposta poderá demorar alguns dias.

Avaliação

  1. Critérios de avaliação. Os alunos serão avaliados a partir da produção de material escrito, de apresentações públicas em seminários, de tarefas realizadas em sala de aula, e de sua participação nas discussões em classe. Os pesos atribuídos a cada uma destas atividades serão definidos nas primeiras semanas de aula. A idéia principal desta avaliação é compreender como o aluno atua individual e coletivamente. A somatória das notas ponderadas corresponde à nota final do aluno.
  2. Temas. Os temas a serem desenvolvidos pelos alunos nos trabalhos em grupo e no trabalho individual serão apresentados no devido momento.
  3. Atividades perante público. Quando forem solicitadas atividades orais desta natureza, tanto para públicos internos (os colegas), quanto para públicos externos (outros professores ou eventos), elas serão avaliadas segundo critérios específicos em relação a conteúdo, postura discursiva, e adequação gestual que serão informados aos alunos anteriormente à atividade.
  4. Material escrito: Quando solicitado, deve seguir a norma culta vigente. Outros detalhes em relação à sua entrega serão oportunamente divulgados.

Endereços

Alguns sites serão utilizados durante o semestre. A seguir, a lista dos principais. Outros poderão ser sugeridos no decorrer da disciplina.

  1. Edmodo, um twitter para sala de aula;
  2. pagi, onde estarão disponíveis material adicional para as aulas.